Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

13/10/2005

Sobre o velho Chico

A mídia tem se aprofundado pouco no assunto: transposição do Rio São Francisco. Mais uma vez, ela deixa a maioria do público que nela procuram estar interados no que acontece no momento atual no país, dando notícias rápidas sem o menor esclarecimento do que realmente se trata.
A verdade é que a Mídia tem dado tremenda e maior importância em relação a este caso, à greve de fome do frei, que é contra a transposição do rio, transposição essa que visa beneficiar comunidades carentes do sertão nordestino, com a chegada de água do velho Chico.
Todo dia era a mesma notícia, a única coisa que mudava era o número de dias em que o frei estava sem comer. Até que sua greve de fome acabou-graças ao pedido formal do presidente Lula, prometendo ao frei, a revitalização do rio, que não está na sua melhor forma mas, sua vazão é suficiente para a transposição, segundo pesquisas e laudos técnicos e científicos.
Como já disse Samuel Antenor no Observatório da Imprensa, toda obra causa um impacto ambiental-reclamação feita pelo frei. Claro, toda construção, seja ela qual for, causa efeitos que trazem algum prejuízo à natureza.Porém, certas coisas são necessárias e, bem vindas quando visam única e exclusivamente colaborar com a melhoria de vida de pessoas que sofrem com a falta de água, como nesse caso.
O que não fica claro, e que você caro leitor, precisa saber, é que o frei está no meio da política de oposição do governo, que o apoia dando assim, uma imagem negativa e negligente do governo Lula em relação à este caso. Para estes políticos, somente interessa que o povo que necessita de água, continue com essa pendência, pois isto lhes convém. Com a chegada da água ao sertão, os cidadãos de lá, iriam prósperar, irrigando a terra, investindo na plantação de alimentos e assim posteriormente, tendo uma auto-sustentação, não precisando mais atender aos interesses de certos políticos que chegam lá e oferecem comida em troca de voto.
Tanto é que, os outros membros da igreja não deram apoio ao frei "sem apetite". Somente os políticos supracima citados, que sempre andam na contramão das boas propostas do governo. Não que eu esteja satisfeito com o atual momento de Lula a frente do país, mas devo assim como qualquer outro brasileiro, ressaltar as boas investidas do seu governo, e não só as más.
O que realmente quero aqui deixar enfatizado, é a posição da mídia frente a um assunto tão importante, não dando informações necessárias para a compreensão do telespectador, que fica sem saber o que o projeto da revitalização ou da transposição realmente tem pra oferecer e o que trará de consequências positivas e negativas para a região a ser explorada-no caso do velho Chico- e para a região que está em questão-o sertão nordestino.
E para não esquecer, fica claro o poder que a mídia tem, ao pender para um lado, dando impressões de que tal lado está certo, mostrando aquilo que propicie isso, enquanto o outro lado é ignorado, sendo escurecido, deixando a todos com conclusões precipitadas, na sua maioria das vezes, erradas.

Rudney Guimarães

3 Comments:

Blogger Paulo Thiago said...

REflexões

1º. A mídia assim como é comum em outros casos, não esclarecera população as consequencias, a origem e os problemas de um projeto como esse. Mais uma vez ela peca, em não informar para uma grande parcela da população, o que pode ocorerr ou não com a implantação deste projeto que é atribuido pelo governo federal, como uma ferramenta q irá acabr c a fome e a miseria no esquecido nordeste.

2º. O que observamos é que este projeto oculta, a necessidade do governo, em nome do seu presidente, elevar a sua posição social após enorme período de corrupção. Lula, como qqer outro nordestino, sabe que uma priopsota dessa necessita de maiores debates entre a sociedade, pois istyo pode siginifiucar a morte de um dos maires /Rios Brasileiros em importÂncia social e ecônomica.

3º. O presidente n declarou nadfa ao frei, apenas lhe entregou uma carta não protocolada dizendo q vaipensar na proposta de revitalização, assim como garantir verbas por 20 anos para que o rio posssa ser revitalizado.Além disso, ele pediu p que o Frei, saisse de sua igreja p ir até brasília afim de discutir mais. O ato deste frei foi paeadoxo como eu li em outros textos. passar fome em uma terra onde só vê isso eh terrível e curioso.Mas, com certeza, chamou a tenção de toda a mídia para avaliar o seu papel na cobertura de mais um evento que pode tarnsformar a vida de milhões.

14 outubro, 2005 10:34

 
Anonymous Anônimo said...

Esse sim é um assunto sério ou melhor gravíssimo, a transposição do velho Chico beneficiará apenas as grandes empresas construtoras como a Votorantin, pois o clima da região por onde querem fazer o desvio é muito quente e a água desviada será perdida por evaporação, o que acontecerá é que ao invés de melhorar para alguns, será pior para todos, pois como já sabemos a população sairá mais uma vez prejudicada, sendo q com o desvio o volume de água para os rumos "naturais" será diminuindo prejudicando produtores que dependem substanncial mente das águas do velho Chico... portanto a transposição do Velho Chico será mais uma torneira para lavarem nosso dinheiro suado e trabalhado usado para pagar todos os impostos impostos para a sobrevivência de uma maioria sem noção da verdadeira necessidade de se ter um Rio como Rumo.

08 dezembro, 2005 17:37

 
Anonymous Anônimo said...

Com certeza essa moeda tem duas caras, porém, iguais, ou seja, esse lance de políticos serem donos de empresas de mídia, só contribuem para mascarar a própria imagem com a população, que de tanto ser iludida e desinformada acaba por acreditar nos falsos casos e promessas...
Há ainda os que dizem não fazer parte, mas são esses que contribuem para desgraça maior, pois são esses que fazem a maior sujeira e "compram" o silêncio da mídia que se reverte no silêncio e segueira da população iludida. Bom dessa maneira tudo o que já está podre continua e o que tá limpo começa a ser sujo. Enchergar as falcatruas do jeito que a política anda já é um sacrifício, e ainda mais com a modelagem q a mídia faz é praticamente impossível, além do cidadão ter que se abituar com tudo de ruim que acontece tem também que saber analisar o que é verdadeiro e o que por ventura sse torna falsso, por isso é necessário a ajuda e qualquer um mecanismo que possa auxiliar a população contra os maquiadores dos piores atores já votados e que dizem fazer política e democracia.

06 janeiro, 2006 21:50

 

Postar um comentário

<< Home