Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

04/01/2006

A mídia em poder dos políticos

Em nosso país os meios de comunicação são importantes para nos repassar informações sobre o que acontece em nosso dia-a-dia. A mídia é um veículo poderoso que tem obrigação de manter informada toda a população, e deixá-la por dentro dos assuntos por todos os ângulos possíveis. Mas isso acontece? Vemos todos os lados da moeda?
No Brasil, muitos meios de comunicação são dominados por políticos, e na Bahia não poderia ser diferente. Nada mais nada menos do que 65 emissoras de rádio e TV são controladas por políticos e/ou por parentes deles.
O Ministério das Comunicações está com sua lista desatualizada, onde se encontra algumas irregularidades. Como por exemplo, alguns deputados que dizem ter vendido cotas de suas emissoras, mas não apresentaram documentos para comprovar essa afirmação. Venício de Lima da Universidade de Brasília fez um levantamento com alguns nomes de deputados que se encontram nessa situação e enviou para a Procuradoria da República a fim de julgar os envolvidos no caso citado, podendo até terem seus mandatos cassados.
Em resposta ao levantamento feito, alguns políticos deram a palavra sobre o assunto. César Borges, senador do PFL, se diz tranqüilo por não ver proibição legal sobre a participação de políticos em redes de rádio e TV. Severino Alves, deputado federal do PDT, diz que já era dono de uma emissora de rádio antes de ser eleito deputado. Antonio Carlos Magalhães Neto, deputado do PFL, diz que não tem participação alguma nos negócios que ficam nas mãos de sua família. Até aí tudo bem, cada um se defende e não vê irregularidades em seus envolvimentos nos meios de comunicação.
O curioso vem agora.
ACM foi recordista em concessões de emissoras de rádio e TV, durante sua passagem como Ministro da Comunicação no governo de Jose Sarney. Estudos da Universidade de Brasília apontam que as concessões serviram de moeda de troca para que se votasse em algumas elaborações importantes que estavam sendo realizadas na Constituição Federal durante aquele governo. E segundo a pesquisa, dos 91 deputados que receberam concessões, 90,1% votaram no mandato de cinco anos, como queria José Sarney.
Após esse exemplo, você caro leitor, deve estar pensando em quanta coisa acontece no esquema troca de favores. Que o país sofre com as coisas erradas feitas por políticos, todo mundo já sabe, e isso não é de agora, é uma bola de neve que só cresce e cresce e cresce... E esse assunto é enorme, tem exemplos mil para citar aqui, mas acho que esse é bastante por hoje e já dá margem a uma grande interpretação e análise sobre o caso.
Lá em cima tem a seguinte pergunta: Vemos todos os lados da moeda, no que se diz respeito aos meios de comunicação? Claro que não. E até é de se esperar depois de se saber que muitos meios de comunicação de massa pertencem a políticos. Se um determinado rádio ou TV pertence a um político da direita, não irá se falar bem sobre políticos da esquerda nesse meio, isso é óbvio. Considerando que na Bahia têm muitos meios que estão nesse esquema dos donos políticos, isso acontece sem que grande parte da população se dê conta, por desconhecer essas informações. E isso será uma constante durante o decorrer dos dias, afinal será mais fácil aumentar o número de políticos que obtêm o poder da mídia, do que esse quadro mudar e eles se afastarem dos meios.

Rudney Guimarães

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Com certeza essa moeda tem duas caras, porém, iguais, ou seja, esse lance de políticos serem donos de empresas de mídia, só contribuem para mascarar a própria imagem com a população, que de tanto ser iludida e desinformada acaba por acreditar nos falsos casos e promessas...
Há ainda os que dizem não fazer parte, mas são esses que contribuem para desgraça maior, pois são esses que fazem a maior sujeira e "compram" o silêncio da mídia que se reverte no silêncio e segueira da população iludida. Bom dessa maneira tudo o que já está podre continua e o que tá limpo começa a ser sujo. Enchergar as falcatruas do jeito que a política anda já é um sacrifício, e ainda mais com a modelagem q a mídia faz é praticamente impossível, além do cidadão ter que se abituar com tudo de ruim que acontece tem também que saber analisar o que é verdadeiro e o que por ventura sse torna falsso, por isso é necessário a ajuda e qualquer um mecanismo que possa auxiliar a população contra os maquiadores dos piores atores já votados e que dizem fazer política e democracia.

10 janeiro, 2006 15:05

 

Postar um comentário

<< Home