Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

11/12/2020

Abordagens interdisciplinares de gênero

 


O encontro de 29/10/2020 trouxe o tema: Abordagens interdisciplinares de gênero: A contribuição da antropologia; e bolsa família e estereótipo de gênero. Dois textos foram disponibilizados para leitura prévia:

- Interfaces e deslocamentos: feminismos, direitos, sexualidades e antropologia (Lia Zanotta Machado);
- Bolsa família, autonomia feminina e equidade de gênero: O que indicam as pesquisas nacionais? (Letícia Bartholo, Luana Passos e Natália Fontoura).


Link para acesso aos textos:



A aula foi dividida em duas partes. Na 1ª parte a professora Cristina Pazó trouxe uma apresentação (figura acima) sobre o assunto Patriarcado, expondo a supremacia masculina dentro da família. A professora abordou alguns acontecimentos históricos, como a Primeira onda do feminismo, o Movimento sufragista no Brasil, a segunda e terceira ondas do feminismo, além de evidenciar dois conceitos de relação de gênero: o conceito "binário" e o "não-binário". No conceito binário citou que "os desequilíbrios de gênero se refletem nas leis, políticas e práticas sociais, assim como as identidades, atitudes e comportamentos das pessoas. Os atributos e papeis relacionados ao gênero não são determinados pelo sexo biológico. Eles são construídos histórica e socialmente e podem ser transformados." Já sobre o conceito "não-binário", a professora mencionou uma fala da autora Butler, que diz que "o corpo biológico tanto produz sexo e gênero, quanto é ele mesmo produzido pela saturação dessas categorias." 

Também foi exposto um pouco da Legislação no Brasil, ressaltando questões como patriarcado, divórcio, concubinato, através do Código Civil de 1916 e de leis como a Lei 4.121/1962 (Estatuto da mulher casada), a Lei 8.971/1994 (Lei do concubinato) e a Lei 6.515/1977 que traz o tema direito ao divórcio. No final da sua apresentação a professora Pazó trouxe a imagem do "biscoito sexual" (figura abaixo),  que auxilia didaticamente a pensar e entender as categorias sexuais.



A segunda parte da aula brindou toda a turma com as apresentações de colegas nossos da graduação. Primeiro houve uma aula expositiva e dialógica apresentada por Nicholas Lula Dias Ralile, Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela UFSB e graduando em Direito pela mesma Universidade. Nicholas abordou a contribuição da antropologia para a análise do tema gênero e sexo, trazendo um pouco da posição da antropologia feminista, a linguagem do Direito em relação às diferentes concepções de gênero e sexualidade, além de outros tópicos acerca de tais questões. 



Logo em seguida tivemos a apresentação de uma pesquisa realizada por Maria Thayná Severino de Souza e Tracy Cristiane Soares dos Santos, bacharelas interdisciplinar em humanidades pela UFSB e graduandas em Direito pela UFSB, orientadas pela professora Cristina Pazó. Tracy Cristiane fez a explanação do trabalho realizado, o qual abordou o tema: Bolsa família e o estereótipo de gênero. O trabalho trouxe uma "Análise à luz do programa bolsa família no município de Porto Seguro", mostrando resultados obtidos através de entrevistas feitas a algumas famílias dessa cidade.  

Ao final da aula houve tempo para o joguinho de perguntas e respostas Kahoots (jogo online), valendo 0,5 ponto pela participação e um prêmio para o vencedor.

Marcadores: