Analisando um território
A análise de territórios é uma atividade interessante. Nos leva à reflexão sobre modos de vida e relações de interação e de conflito entre as pessoas. Nos faz ver que diversos fatores surgem quando passamos a nos atentar ao que se passa ao nosso redor. É o olhar etnográfico de determinado local, determinado espaço, onde podemos observar as relações sociais entre os indivíduos. Na foto acima vemos o parquinho localizando dentro da Praça Otávio Mangabeira, em Itabuna, também conhecida como Praça Camacan. É uma praça antiga, bastante conhecida e bem movimentada, localizada bem no centro da cidade.
A Praça Camacan agrega diversos espaços de entretenimento e comércio. Um desses espaços é o parquinho, onde sua delimitação espacial é demarcada por um alambrado que envolve todo local destinado às crianças, deixando claro que do alambrado pra dentro é o espaço de diversão dos menores.
Um dos indicativos de marcação de território está na placa fixada na entrada do parquinho (foto ao lado direito), onde se deixa claro que alí é um local onde a diversão é proibida aos adultos, sendo um privilégio das crianças. Dentro deste território, um olhar etnográfico faz surgir diversos dados e informações que por vezes passam despercebidos ao olhos de muitos. O local, onde se acomodam estranhos entre estranhos, apresenta relações de interação, ainda que de forma momentânea ou em um curto espaço de tempo. E, apesar de ser um espaço para diversão, há também momentos em que há o conflito, há a relação dominante-dominado, do poder do mais forte sobre o mais fraco. Tudo isso se dá dentro de um território que, dentro da cidade, funciona como uma rede de interações, onde todos chegam com um desejo e um laço comum: a diversão.
Marcadores: UFSB
2 Comments:
ótima observação.
22 agosto, 2018 00:48
Uma das melhores observações em minha opinião. Parabéns pelo trabalho.
22 agosto, 2018 12:06
Postar um comentário
<< Home