Fundamentando nossas vidas
Baseada no texto de Baumann, no capítulo entitulado "Observação e sustentação de nossas vidas" (do livro Aprendendo a pensar com a sociologia), a aula do dia 28/06/18 debateu temas como interação, distância social, lugares, identidades, dentre outras citações que ajudaram a analisar um pouco sobre a vida e os relacionamentos. Sobre os relacionamentos, os níveis de encontro são base para determinar as pessoas que nós conhecemos e os laços que as mantêm ligadas a nós, estabelecendo uma ordem de interação. É um mode de ver a relação entre NÓS e ELES. Os LUGARES abragem conteúdos funcionais, propósitos, mas também não significam necessariamente um ambiente de interesse nas pessoas. Eles podem destacar ainda mais o quesito DISTÂNCIA SOCIAL, com o continuum e sua linha imaginária, muitas vezes gerando fronteiras (negativas ou positivas). Em sala, uma das frases do texto e expostas para o debate foi a seguinte: "O território
de espaços urbanos compartilhados é dividido em áreas
nas quais é mais provável encontrar um tipo de pessoa do que
outros". A frase mostra bem a questão da divisão feita por LUGARES, onde as fronteiras - mesmo que invisíveis - estão presentes, separando uns de outros, seja pela questão social, racial.
Por fim, dois vídeos foram exibidos em sala. No primeiro vídeo é colocado em pauta o relato de três imigrantes angolanos, onde eles expõe a visão de cada um - como refugiados - em relação ao tratamento dado a eles no Brasil e de como é difícil ser estrangeiro no país. O segundo vídeo, entitulado como "1 negro em 100" mostra o debate sobre cotas raciais feito dentro de uma sala de aula da USP, quando então ocorre uma discussão por conta de que alunos e professor não concordavam que tal debate fosse feito em horário de aula.
Rudney Guimarães
Marcadores: UFSB
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home