Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

04/11/2008

Eleições americanas


Nunca fui bom em política, e em outros tempos nem me interessava por este assunto. Porém aprendi com o tempo que saber de política é tão importante quanto qualquer outro assunto. mesmo sabendo pouco, não há como ficar desentendido a um dos assuntos mais relevantes nos últimos meses: as eleições americanas.

É perceptível que durante o período pré-eleições americanas, ao focalizar o evento americano, uma preferência sobre o candidato Barack Obama se fez presente. Afinal ele tem características diferentes do seu concorrente John McCain, começando pela principal delas: o fato de de Obama ser negro. Sim, um negro que chega com enormes chances de governar os EUA. Formado em Direito numa das melhores Universidades do mundo, a Harvard, Obama é um homem culto, inteligente e que conta com o carisma de muitos em todo o mundo.

E não é que Obama ganhou? Sim, e ganhou com méritos, com folga. Foi uma vitória que marcou as eleições americanas, sem dúvida. Obama no entanto, terá um tremendo "abacaxi" pra descascar. Em tempos de crise e com o desemprego batendo à porta dos norte americanos, Obama terá que mostrar serviço, e provar que tem capacidade para exercer o cargo a que agora ele tem direito.

O que me passa pela cabeça é a quantidade de fatos importantes que aconteceram simultaneamente durante todo o processo de campanha eleitoral, que ficaram fora do alcance das pessoas, afinal é assim que a mídida funciona. Nada no momento interessou tanto quanto a corrida presidencial dos Estados Unidos. Jornais, revistas, tudo se voltou para a luta de um homem que buscou algo inédito: ser o primeiro negro na Casa Branca.

Agora é questão de tempo voltarmos à normalidade. Pelo menos até outro evento muito badalado aparecer e tomar conta dos noticiários. Afinal de contas, o que vale é o FOCO.

PS: Parabéns ao Obama.


Rudney Guimarães