Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

14/08/2009

Tiroteio


Um assunto que gerou grande repercussão esta semana foi a briga entre a Globo e a Record. Talvez nem todo mundo saiba, mas essa briga não está se iniciando agora. A troca de farpas entre as duas emissoras já vem acontecendo há alguns anos. Agora a briga se acirrou novamente e o bombardeio de ofensas e acusações estão indo de um lado a outro numa tentativa de denegrirem a imagem da emissora rival diante da população.

Em 2007 a revista Veja publicou em sua matéria de capa a briga entre as duas emissoras de TV. Edir Macedo deu entrevista pra revista, e questionado sobre um possível emparelhamento da Record com a Globo, ele disse: "Não vamos só emparelhar. Vamos passar a Globo. Esse dia não está longe. A Globo tem medo." Num discurso agrassivo, Edir Macedo se disse perseguido pela emissora Global, sem citá-la nominalmente: "Fomos injustiçados por muitos anos por um grupo de comunicação que tinha e mantém o monopólio da notícia no Brasil. Daí nosso desejo de dar fim a esse monopólio".

A Globo acusa a Rede Record de ser beneficiada pelo dízimo dado pelos fiéis da Igreja Universal, uma vez que entidades religiosas são isentas de taxas tributárias. Mas o dinheiro recebido na igreja não pode ser investido em nada que gere lucro, como uma emissora de TV. Em nota, a Globo disse:
"Esse ataque leviano não chega a ser surpreendente: é de se esperar que um grupo que lucra pela manipulação da fé religiosa queira também manipular a opinição pública." Além disso, nos últimos dias foram exibidas várias reportagens acusando membros da Igreja Universal de lavagem de dinheiro e muitas outras transações ilegais envolvendo grandes valores.

Já a Rede Record respondeu alegando que nenhuma acusação tem veracidade. A emissora aproveitou para também atingir a Globo. Com imagens de arquivo, a Record questionou o crescimento da Globo com acusações de desvio de dinheiro público. Logo depois a Record questionou o tempo em que a Globo dedicou em seus telejornais pra atacá-la e que a mesma, desrespeitou a fé religiosa das pessoas ao entrar na Igreja Universal com uma câmera escondida pra filmar as contribuições dos religiosos da igreja.

Em relação ao constante falatório em torno da Igreja Universal, cabe ressaltar que os fatos sobre ela citados não generalizam englobando demais igrejas existentes no país. Inclusive, membros religiosos de outras igrejas já criticaram a Igreja Universal. O pastor Silas Malafaia, da Igreja Assembléia de Deus se pronunciou em respeito à Igreja Universal e a sua relação com a emissora Record, criticando o que ele citou de "guerra de TV's". Malafaia desabafou dizendo: "Como é que uma igreja investe milhões numa TV só pra ganhar audiência? Todo tipo de imoralidade numa TV bancada com dinheiro de oferta e de dízimo?" E continuou sua crítica dizendo que eles estão perdendo o foco.

Outro capítulo que faz parte da constante briga entre as duas emissoras é a constante suspeita de espionagem. A Globo insiste em dizer que a Record tenta copiar a emissora 'descaradamente'. Em 2008 a Globo descobriu um espião que passava informações à Record sobre a área técnica, figurino e cenário da emissora global. Já neste ano, a Globo acusou a Record de piratear imagens da Fórmula 1, escondendo a sua marca d'agua (Globo) colocando a logo da emissora (Record) por cima.

Mas qual o motivo das brigas entre Globo e Record? É fato que a Record anda incomodando a Globo, analisando o fator audiência. Diferentemente do SBT, a Record sonha em destronar a toda poderosa Rede Globo, e vem investindo pesado pra isso. A Record, inclusive, já deu uma rasteira na Globo, conseguindo os direitos de transmitir os jogos olímpicos de 2012. O desejo de Edir Macedo é terminar (como ele mesmo diz) com o monopólio da informação exercido pela Globo.

Sem dúvida o monopólio da informação é ruim, é algo que aliena, influencia, forma opinião e não dá brecha pra questionamentos, interpretações e tampouco traz ao público as informações como elas deveriam ser veiculadas. Nesse tiroteio todo, o público se vê diante das agressões munidas de denúncias entre a Globo e Record. Não estou aqui pra defender e/ou - também - acusar uma ou outra emissora. Aqui apenas se faz presente um resumo de tudo que foi veiculado pela mídia até agora. Cabe ao Ministério Público apurar todas as denúncias pra constatar a veracidade de cada uma delas. E que ao final, que sejam punidos os que de fato merecerem e, principalmente, que o povo brasileiro tenha conhecimento da forma mais límpida e transparente possível, da verdade dos fatos, de quem tem ou não razão, de quem agiu ou não de má fé, e de quem fez e faz a população de boba através do poder da comunicação.

Rudney Guimarães