Gênero, consumo e identidade das mulheres
Os textos disponibilizados para leitura prévia foram:
- Erotismo e beleza do corpo feminino objetificado: a publicidade de lingerie na construção das identidades das mulheres na história (Cristina Pazó e Mariana Frizzera);
- O corpo feminino como capital e o mercado da moda: Espaço de produção de vulnerabilidade e de identidades.
Link para acesso aos textos:
https://drive.google.com/drive/folders/1xgrK2OoKHPpl5jsVfyuTzWkGa_nVhGnm?usp=sharing
O termo "padrão de beleza" foi bastante debatido nesse encontro. A questão de ser feliz e estar bem apenas quando o corpo estiver "de acordo com o padrão exigido" pela sociedade foi tema de reflexão. Mariana trouxe algumas propagandas comerciais que reforçam esse padrão a ser seguido, esse padrão que é mostrado e que determina como o corpo ideal deve ser, de acordo com a cultura de consumo. A imagem da mulher sempre associada a consumo e beleza. O consumo é colocado como um pertencimento social.
Foi mostrado o trecho de uma entrevista no Programa Café filosófico, que discutia a importância do corpo e o significado do envelhecimento na cultura brasileira. O link para a entrevista completa está logo a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Y1pKq4QfZN0
A seguir, Mariana mostrou dados interessantes sobre cirurgia plástica feminina e apresentou dados relativos à uma análise feita de um questionário sobre consumo e beleza. O questionário envolvia perguntas sobre beleza e estética, trazendo informações sobre a visão das mulheres sobre esses temas e como eles fazem parte do cotidiano delas.
Ao final da aula houve tempo para o joguinho de perguntas e respostas Kahoots (jogo online), valendo 0,5 ponto pela participação e um prêmio para o vencedor.
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