Conclusões de uma tragédia
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Estou assistindo pouco os telejornais, e o principal deles, o Jornal Nacional, não consigo acompanhar devido ao horário de verão. Porém, sigo acompanhando a Revista Época, a qual pertence à Editora Globo e que traz um resumo de tudo que a Rede Globo e o site globo.com veicula.
E por falar em Revista Época, a edição dessa semana traz na capa a seguinte chamada: 80 blogs que você não pode perder. Não que este assunto não seja no mínimo interessante, mas não chega a ser - na minha opinião - uma matéria pra capa de revista. Tal edição talvez teria sido pra agradar um pouco o leitor, dando uma alternativa de mais entretenimento, tendo em vista as últimas ediçoes da revista, que trataram de crise mundial e eleições americanas. Ou quem sabe por falta de assuntos que tenham maiores repercussões? Será?
Na mesma edição da revista, há um assunto importante, o qual cai em esquecimento devido ao número de acontecimentos trágicos e infelizes que são veiculados todos os dias pelos mass media*. São tantas as bizarrices, os acidentes, as mortes, dentre outras coisas, que quem sabe daí se tira um argumento sobre o fato das pessoas terem a memória curta. Lembram do maior acidente aéreo brasileiro? Foi o acidente com o vôo 3054 da TAM, que matou 199 pessoas em 17 de julho do ano passado. Dezesseis meses depois saiu o laudo apontando os culpados pelo acidente, considerando a causa do acidente atribuída a uma sucessão de erros. Todos os envolvidos tiveram sua parcela de culpa para que o acidente acontecesse, segundo as seguintes explicações, conforme mostra a Revista Época nº 548:
- ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) > Citada por não estabelecer parâmetros mínimos de segurança para pousos em Congonhas dentro das condições em que a pista se encontrava.
- Infraero (Órgão que administra o aeroporto de Congonhas) > Citada por ter liberado pousos e decolagens sem que houvesse uma medição precisa da lâmina d'água deixada pela chuva na pista.
- TAM > Citada por falha na instrução dos pilotos.
- Os pilotos > Citados por terem deixado uma das manetes em posição de aceleração.
- Airbus > Por manter um sistema de navegação falível em alguns acidentes - sistema de navegação do A320.
Enfim, um final relatando os culpados para essa tragédia. Os réus serão condenados por atentado contra a segurança do transporte aéreo e homicídio culposo (quando não há intençao de matar).
* Meios de comunicação de massa
Fonte de pesquisa: Revista Época.
Rudney Guimarães
E por falar em Revista Época, a edição dessa semana traz na capa a seguinte chamada: 80 blogs que você não pode perder. Não que este assunto não seja no mínimo interessante, mas não chega a ser - na minha opinião - uma matéria pra capa de revista. Tal edição talvez teria sido pra agradar um pouco o leitor, dando uma alternativa de mais entretenimento, tendo em vista as últimas ediçoes da revista, que trataram de crise mundial e eleições americanas. Ou quem sabe por falta de assuntos que tenham maiores repercussões? Será?
Na mesma edição da revista, há um assunto importante, o qual cai em esquecimento devido ao número de acontecimentos trágicos e infelizes que são veiculados todos os dias pelos mass media*. São tantas as bizarrices, os acidentes, as mortes, dentre outras coisas, que quem sabe daí se tira um argumento sobre o fato das pessoas terem a memória curta. Lembram do maior acidente aéreo brasileiro? Foi o acidente com o vôo 3054 da TAM, que matou 199 pessoas em 17 de julho do ano passado. Dezesseis meses depois saiu o laudo apontando os culpados pelo acidente, considerando a causa do acidente atribuída a uma sucessão de erros. Todos os envolvidos tiveram sua parcela de culpa para que o acidente acontecesse, segundo as seguintes explicações, conforme mostra a Revista Época nº 548:
- ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) > Citada por não estabelecer parâmetros mínimos de segurança para pousos em Congonhas dentro das condições em que a pista se encontrava.
- Infraero (Órgão que administra o aeroporto de Congonhas) > Citada por ter liberado pousos e decolagens sem que houvesse uma medição precisa da lâmina d'água deixada pela chuva na pista.
- TAM > Citada por falha na instrução dos pilotos.
- Os pilotos > Citados por terem deixado uma das manetes em posição de aceleração.
- Airbus > Por manter um sistema de navegação falível em alguns acidentes - sistema de navegação do A320.
Enfim, um final relatando os culpados para essa tragédia. Os réus serão condenados por atentado contra a segurança do transporte aéreo e homicídio culposo (quando não há intençao de matar).
* Meios de comunicação de massa
Fonte de pesquisa: Revista Época.
Rudney Guimarães
1 Comments:
O texto em questão realmente faz uma critica muito justa...Dá-se importancia a coisas tão pequenas enquanto há muitos fatos com um grau muito maior de importância por todo o mundo.
21 novembro, 2008 17:09
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