Machismo estrutural
O encontro de 10/12/2020 trouxe uma aula expositiva e dialógica com a presença de Ana Gabriela Rangel Poncio. Ela é Coordenadora e docente do Curso de Direito na Faculdade Multivix. Coordenadora do Centro de estudo em gênero (CEG), desenvolvido na Faculdade Multivix Serra. É Mestra em Direitos e garantias fundamentais e Direitos pela FDV. Ana Gabriela é graduada em Direito pela FDV, além de ser Advogada.
Alguns textos foram disponibilizados para leitura prévia:
- O poder do macho (Heleieth Saffioti);
- Minha história das mulheres (Michelle Perrot);
- A condição humana (Hannah Arendt);
- Gênero, o público e o privado (Susan Okin).
Link para acesso aos textos:
https://drive.google.com/drive/folders/1IZyHJt-5uhorDPk6Wdiwd98O_30CATpS?usp=sharing
Ana Gabriela abordou a história da dominação masculina, o contexto histórico do machismo estrutural e toda a imagem criada a respeito da mulher, a qual sempre foi objeto de sensualidade, enquanto o homem sempre foi visto como símbolo de trabalho. A apresentação trouxe diversos temas que, ao longo da história, fizeram parte de toda a formação da imagem da mulher. Feitiçaria, bruxarias, demônios, pecado, ódio, são palavras que fizeram parte do cotidiano das mulheres na Idade Média, onde eram julgadas, castigadas e mortas através de interpretações erradas feitas pela sociedade daquela época.
A Docente citou ainda temas importantes como estupro e assédio contra a mulher, evidenciando momentos em que apenas o estupro coletivo era passível de julgamento. Algumas propagandas foram mostradas durante a apresentação, as quais traziam caricaturas/imagens femininas que evidenciavam peças publicitárias agressivas, que deslumbravam o produto através da dominação masculina frente à mulher.
Ela trouxe uma música de Chico Buarque, chamada Umas e outras, para reflexão e análise. Link da música (com letra): https://www.youtube.com/watch?v=Q0P0I9Ejx9A
Ao final da aula houve tempo para o joguinho de perguntas e respostas Kahoots (jogo online), valendo 0,5 ponto pela participação e um prêmio para o vencedor.
Marcadores: UFSB
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home