Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

27/11/2008

Mudança radical


Estamos vivendo um período de constantes mudanças na área tecnológica. A cada dia algo novo surge com a característica de ajudar as pessoas a fazerem determinada tarefa com mais praticidade. Mas isso se deve à evolução natural do ser humano, que a cada dia que passa descobre, inventa, propõe algo novo à sociedade.

A era digital traz um enorme campo de novidades, principalmente no que se diz respeito à comunicação. A sociabilidade é algo que vem mudando constantemente no decorrer dos dias, com a ajuda da tecnologia que a cada dia nos impressiona com mais e mais inventos. Tudo que nos é apresentado chega com a missão de facilitar algo que já vem sendo feito e/ou trazer mais comodidade a todos que necessitarem de algum tio de serviço - seja para o trabalho ou para o entretenimento e lazer.

Seguindo a onda das novidades da área digital estão os aparelhos celulares. No que diz respeito às novas tecnologias e aos novos meios de interação e sociabilidade, os celulares despontam não só como aparelhos que disponibilizam o ato óbvio de um telefone - efetuar ligações telefônicas. Atualmente é muito mais que isso. A tecnologia andoa em passos largos e faz com que os mais distraídos e desinteressados fiquem atrasados em relação à ela.

O crescimento ns vendas de apaelhos celulares é algo assombroso. Há cerca de 3,7 bilhões de celulares em funcionamento no mundo. Nem aparelhos de TV vendem tanto atualmente. Robert Greenberg, publicitário dos EUA, acredita que acontecerá com o celular o mesmo que aconteceu com a internet. Nos anos 90 Greenberg viu um grande potencial na internet. Na época, poucos apostavam nela. Agora o publicitário vê no telefone celular, um campo onde a publicidade irá atuar daqui pra frente. E Greenberg acredita que não é exagero dizer que a comunicação predominante no mundo será o celular.

Analisando as declarações de Greenberg, e percebendo a presença cada vez maior do aparelho celular na vida das pessoas, não é difícil acreditar que o que ele prevê possa em breve se tornar realidade. Os celulares estão ganhando funções talvez jamais pensadas quando ele foi criado. Do aparelho mais simples ao mais sofisticado, o usuário têm em seu poder um aparelho que dá várias funções que antes eram encontradas em aparelhos específicos, como num exemplo mais simlpes o Walk man, agora substituído pelo mp3 no celular.

O que acontece é que as pessoas se envolvem com tudo que etá surgindo de novo e, adaptam-se às novidades tecnológicas assim como os aparelhos celulares. Hoje se pode ouvir músicas, tirar fotos, acessar internet, consultar o GPS, dentre muitas outras com o celular. E as pessoas estão antenadas em todas as funcionalidades que a tecnologia coloca à disposição delas. Desta forma, nota-se que o comportamento da população vai mudando de acordo com tudo o que acontece de novo e que é colocado ao seu alcance, mostrando que as formas de comunicação vão se expandindo, alcançando novos campos e novos usuários. Daí surge uma excelente oportunidade para a publicidade explorar o seu alvo: o consumidor.

Fica então a curiosidade, sobre o que poderá vir dqui pra frente, e se a tecnologia a curto, médio ou longo prazo, irá fazer com que velhos costumes e hábitos de muito tempo serão definitivamente substituídos, assim como meios de comunicação ainda ativos, como o jornal impresso.


Rudney Guimarães

2 Comments:

Blogger dsolimpio said...

Essa questão do aumento das vendas de dispositivos de comunicação móvel tem levantado outra importante questão que é a de uma outra modalidade de conexão, agora com uma mobilidade maior. ou seja, pode-se estar conectado com a grande rede de qualquer lugar, sem necessariamente estar em casa ou trabalho. isso, inegavelmente, aumenta ainda mais o fluxo de informações e dados veiculados na rede. uma boa discussão pro futuro, não é?

03 dezembro, 2008 20:25

 
Blogger Mídia e sociedade said...

Com certeza amigo. Essa questão inclusive já está a ponto de ser debatida, tendo em vista os meios de acesso à internet sem fio, através não só de computadores como de aparelhos celulares.

08 dezembro, 2008 14:55

 

Postar um comentário

<< Home