Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

12/06/2009

Mais tempo no ar


O apresentador Fausto Silva acertou renovação de contrato com a Rede Globo por mais 8 anos, prolongando até 2017 a permanência do seu programa Domingão do Faustão. O programa dominical é o maior faturamento da Globo. O salário do apresentador está na casa dos 5 milhões, e ele ainda tem percentual sobre o faturamento do programa.

No mês de março, o Domingão completou 20 anos no ar. Ao longos de sua trajetória, o programa obteve altos e baixos, mas a sua fórmula vem dando certo até hoje. Em entrevista no mês de abril, Faustão falou sobre o segredo de manter-se por tanto tempo no ar. "Não é fácil. Para quem quer boa informação e não tem nenhum tipo de preconceito, este é um bom negócio. É preciso abranger todas as classes e entreter o público do domingo, que é um dia chato. O segredo é renovação constante e satisfação permanente", disse o apresentador.

Ao analisar a declaração de Faustão, há coerência entre o que ele disse e o que se passa em seu programa? Sabe-se que não se trata de um programa de informação. O Domingão é um programa que procura entreter o telespectador, o qual optou em ficar em casa no domingo. O observador mais crítico, ao assistir o programa, poderá contestá-lo, achar que o mesmo não acrescenta em nada ao intelecto daquele que o assiste. Então por qual(is) motivo(s) Faustão consegue manter seu programa até hoje no ar?

Um dos motivos já foi citado acima: o faturamento que a Globo consegue com o Domingão. Outros motivos poderão ser buscandos nos seus quadros. Como a emissora investe pesado na dramaturgia, o programa do Faustão exibe famosos em seus quadros. Outra tática adotada pelo Domingão é receber artistas para falarem de seus personagens nas novelas em que atuam. Isso de certa forma já atrai a audiência que até então, seria apenas da novela. Talvez no sentido psicológico esteja uma possível explicação para o fato de se obter sucesso, mesmo não tendo quadros elogiados pelos críticos. O fato de ser um programa no dia de domingo, pode se aliar ao relaxamento das pessoas nesse dia. Por se tratar de um dia de descanso, muitas pessoas tentam 'aliviar' a mente vendo TV, e talvez não suportariam ver algo extremamente sério, importante, pedagógico numa tarde de domingo. Mais fácil ver algo que possam lhes tirar ao menos um sorriso. Isso pode ser uma explicação, mas não uma justificativa.

De certo que há coisas fúteis na TV, embora essas coisas acabem obtendo resultados positivos na busca de audiência. E é exatamente isso que a televisão quer: audiência = retorno financeiro. A qualidade dos programas vem em segundo, terceiro, talvez quarto plano. O fato é que alguns quadros do Domingão acabam atraindo os telespectadores. Cabe ressaltar que com qualidade ou não, o Faustão está sempre lançando quadros novos, envolvendo artistas conhecidos, e até pessoas que tentam chegar ao patamar de famoso. Desta forma, odiado ou amado, Faustão vai se firmando de domigo em domingo na programação Global.

Rudney Guimarães

1 Comments:

Anonymous Nat said...

Dentre as opções de programação na tv aos domingos, o domingão do fautão é um dos menos piores.

21 junho, 2009 11:14

 

Postar um comentário

<< Home