Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

18/05/2009

Golpe baixo?


No dia 27 de fevereiro, a TV Diário, emissora Cearense que faz parte da TV Verdes Mares, que é afiliada à Rede Globo de televisão, teve seu sinal na antena parabólica cortado. Os nordestinos residentes em todo o território nacional sofreram um duro golpe com a retirada da TV Diário do ar. O motivo foi o incômodo que a rede Globo sentiu após ver a emissora nordestina atingir boa audiência.

Uma justificativa para a retirada do sinal foi o argumento de que a TV Diário trata-se de uma emissora comunitária, e que não estaria então, regularizada a ponto de ser exibida em nível nacional. Porém, segundo diversos jornais nordestinos, o que houve foi uma imposição de poder da Rede Globo. Incomodada com o sucesso da TV Diário, que estava batendo a audiência global em diversos horários, a Globo pressionou e retirou o sinal via satélite da emissora Cearense.

Se o argumento de que a perda de audiência foi mesmo o motivo para a decisão tomada pela Globo, fica claro e evidente a volta da CENSURA, dessa vez respaldada pelo poder que a Globo possui. Tá certo que a TV Diário pertence à uma rede afiliada da Globo, mas seria essa uma decisão justa a ser tomada? Não foi (e não é nenhuma surpresa) levanda em conta a opinião da população que usufruía do canal cearense. O telespectador tem o direito de fazer o zapping quando está de posse do controle de TV. E consequentemete tem o direito também de parar no canal que desejar.

Não cabe aqui ressaltar a qualidade - ou a falta dela - da programação da TV Diário. Mas sim o fato de que trata-se de uma emissora que une toda uma região. Nordestinos residentes em toda a parte do país, em especial na Região Sudeste, viam na TV Diário uma forma de matar a saudade de suas origens. Presenciavam aquilo que é familiar, que atendia as suas vontades, seus anseios, através das peculiaridades do seu povo, tão presente na programação da emissora. Em diversos programas, os apresentadores mantinham o sotaque regional, aproximando-se mais do seu público, os nordestinos (em especial os Cearences).

Contudo, numa briga de audiência, o que seria óbvio numa provável decisão a ser tomada por qualquer emissora? Melhorar sua programação. A Rede Globo poderia então, colocar no(s) horário(s) em que supostamente estava perdendo audiência, programas capazes de reverter o quadro negativo. Seria o momento de rever a linha de sua programação e proporcionar pros seus telespectadores, algo que lhe trouxesse de volta aquilo que lhe interessa. Porém, mais importante que isso, seria uma programação que aliasse educação, cultura e entretenimento, resultando numa programação digamos, sadia, que acrescente algo ao intelecto de quem está recebendo a mensagem.

Vale lembrar que a TV Diário não possui novelas em sua programação. O trunfo da emissora trata-se justamente em mostrar as peculiaridades de sua região, de seu povo. Com uma programação capaz de educar/acrescentar, ou não, o fato é que a TV Diário servia de integração para um povo afastado geograficamente e que via na emissora, uma forma de ficar mais perto das suas culturas, suas raízes.

Agora, graças à decisão abusiva da Globo, a TV Diário é uma emissora local, tendo seu sinal restrito à area regional de captação, que abrange algumas cidades do Ceará. E ao que parece, a TV não voltará a ser exibida em todo o Brasil. Lamentável para os nordestinos.

Se a TV Diário não tivesse tendo bons níveis de audiência, a Globo teria tomado tal atitude?

Rudney Guimarães

2 Comments:

Anonymous Danniel said...

muito além do cidadao kane de novo? esse é um caso que surge ao conhecimendo do povo, fora os outros casos de influencia direta dessa emissora sobre outras emissoras que nao têm forças suficientes para resistir. lamentavel

18 maio, 2009 21:08

 
Anonymous Nat said...

lamentavel situação...será q vai ser sempre assim? ótimos posts!

18 maio, 2009 21:48

 

Postar um comentário

<< Home