Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

22/04/2009

Pra quê serve uma tomada?



Em meio a tantas novidades tecnológicas que aparecem diante de nossos olhos no decorrer dos dias, eis que surge mais uma novidade. Na busca pela popularização da internet banda larga, a Agência nacional de Telecomunicações, a ANATEL, autorizou o acesso à internet por meio de rede elétrica. A 'internet pela tomada' já vem sendo testada em São Paulo desde 2007 e agora aparece como o mais novo meio de acesso à grande rede via banda larga.

O novo sistema é chamado de Broadband Powerline (BPL), e permitirá o acesso à internet através de um modem especial, que será colocado em qualquer tomada dentro de casa. A conexão se dará através de um cabo de fibra ótica na rede elétrica. Para que as demais conexões de energia dentro da casa não interfiram na conexão (como ao ligar um liquidificador), a ANATEL exigiu em nota, a obrigatoriedade de filtros, que são capazes de atenuar as radiações indesejadas.

Sem dúvida, essa nova tecnologia chega para beneficiar a maior parte da população brasileira, tendo em vista que aproximadamente 95% dos lares no Brasil possuem rede elétrica. Isso poderá beneficiar principalmente os locais mais distantes, onde as redes telefônicas ainda não chegam com certa intensidade, e por isso há uma certa dificuldade em se disponibilizar internet. Trata-se de um grande passo para que o acesso à internet banda larga seja cada vez maior.

O outro lado da inclusão

Essa crescente mudança tecnológica, acompanhada de inclusão digital, faz com que os indivíduos mais atentos percebam algumas coisas. Com um número cada vez maior de pessoas - principalmente adolescentes e jovens - acessando a internet, nota-se também outro fator bem mais importante. Quem acessa espaços públicos virtuais, percebe em comentários postados por internautas, diversos erros de escrita. Isso faz pensar o seguinte: a inclusão digital (por meio das novas tecnologias) está à frente da educação no quesito prioridade? O ritmo das novas tecnologias está bem mais avançado que o ritmo dado à educação? Estariam os jovens e adolescentes preparados para fazer uso das novas tecnologias?

Pois bem. Nessas horas em que somos agraciados pela tecnologia, ao mesmo tempo vemos que o Brasil tem muito a melhorar, melhorar na educação. Enquanto a banda larga vai rompendo fronteiras e chegando cada vez mais longe, nos deparamos com notícias em telejornais mostrando alunos que andam quilômetros a pé para estudar. É notório o fato do Brasil ser um país de contradições, onde algumas coisas desagradáveis são encobertas por outras mais agradáveis.

O texto aqui em destaque não está criticando a criação da internet via energia elétrica. Trata-se de uma grande notícia, e sem dúvida irá beneficiar muita gente. Mas deve-se olhar o fato de que as pessoas que irão ter acesso à intenet - em alguma parcela - não têm uma formação escolar digna de quem está particpando de uma comunicação coletiva. Ou seja, é como se uma pessoa estivesse pulando etapas. Pois para saber se comunicar é preciso antes de tudo saber escrever, saber interpretar. Em muitos casos, uma pessoa sem a devida instrução não sabe como lidar com essa ferramenta chamada internet. Talvez isso explique o acesso à grande rede para se fazer coisas erradas e/ou fúteis.

Fica aqui registrado o aparecimento dessa nova conexão à internet, via energia elétrica. E também fica registrado, o lembrete de que o surgimento de novas tecnologias, de novos meios de comunicação, assim como a inclusão digital são importantes. Mas nada é mais importante do que a alfabetização, a atenção à educação , à formação do indivíduo. Seria preocupante pensarmos em uma população que sabe trilhar pelos caminhos da internet, mas não sabe ao menos escrever corretamente. Não é?

Que bom seria se o nível escolar da população fosse tão grande quanto a velocidade em que as novidades tecnológicas aparecem.

Rudney Guimarães


2 Comments:

Blogger Unknown said...

Parabéns pelo blog!!! Ótimos textos e temas mt interessantes. Voltarei sempre. ^^

24 abril, 2009 16:40

 
Anonymous Natália said...

nunca mais nenhum post... :/

04 maio, 2009 19:39

 

Postar um comentário

<< Home