Blog interativo que trata de assuntos ligados à mídia, ao cotidiano e diversas outras áreas da sociedade.

07/05/2009

Espetacularização. E exagerada!


Na TV a espetacularização é uma arma para se obter audiência. Diversos programas apelam para este artifício buscando atrair o público. Tais programas geralmente são de baixa qualidade, e que paralelamente possuem um enorme poder de persuasão. Seguindo essa linha, o programa Na mira, da TV Aratu, afiliada do SBT, é um dos que adotam esse tipo de linguagem que possue boa audiência.

No mês passado, diversas organizações sociais de Salvador fizeram algumas reivindicações. Em pauta, o pedido de que fosse tirado do ar o programa Na mira. O motivo alegado foi que o programa estava desrespeitando os direitos e garantias fundamentais da pessoa humana. Porém, antes que o programa fosse retirado temporariamente do ar, os diretores da TV Aratu foram até o Ministério Público e pediram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). E conseguiram, o que fez com que o programa não tivesse sua veiculação proibida, desde que se adequasse aos princípios e exigências costantes na Constituição Brasileira.

Sabe-se que uma grande massa receptiva, não tem a capacidade necessária para fazer uma análise crítica daquilo que veem na TV. A maioria alienada, recebe tudo sem ao menos perceber direito a verdadeira mensagem que está sendo transmitida pra ela. Mas claro que existem as exceções, como neste caso relatado acima. Os autores das reivindicações acusam o programa de condenar as pessoas de forma antecipa, principalmente os negros. Aliás, o formato do programa acaba induzindo a opinião pública a ter essa conclusão. De que os indivíduos mostrados nas reportagens são culpados até provarem o contrário, numa inversão do que realmente a constituição aborda e define.

A maneira como diversos programas são produzidos, visa a busca incessante de audiência. Quanto maior o espetáculo, melhor, mais audiência. Pouco se absorve de positivo, que estimule o raciocínio, que traga além da informação, uma boa fonte que possibilite um acréscimo ao intelecto de uma pessoa. Há uma carência de cidadãos que saibam analisar e criticar a mídia. Mas os que sabem fazer essa análise, devem lutar pra que as coisas mudem. Só assim irão surgir situações como essa que envolveu o programa 'Na mira' e consequentemente isso ajudará pra que a veiculação de algum programa de TV seja coerente no que diz respeito ao horário adequado para se mostrar algo. Além da questão do formato adotado nas exibições de determinado programa, bem como o seu conteúdo.

Rudney Guimarães

2 Comments:

Anonymous Natália said...

Boa abordagem sobre o tema. Concordo com tudo que foi citado no texto, realmente há uma apelação por parte da maioria dos programas de TV. Como foi dito cabe a nós lutarmos pra mudar essa realidade. Então é isso, gosto muito dos seus textos. Parabéns!

08 maio, 2009 22:03

 
Blogger dsolimpio said...

tava demorando isso acontecer... mas antes tarde do que nunca. as pessoas têm que lugar pra acabar com isso de programa. geralmente as pessoas acham isso engraçado,mas esquecem que eles exploram a miséria, e ainda por cima mancham o jornalismo baiano.

10 maio, 2009 21:48

 

Postar um comentário

<< Home